Trabalho em altura, quem pode fazer?

4 de outubro de 2019

Meu funcionário pode realizar um reparo, ou atuação em qualquer altura? Existem regras que determinam até qual altura um colaborador “normal” pode atuar?

Primeiro é necessário que você como gestor saiba: É considerado trabalho em altura toda e qualquer atividade realizada a 2 ou mais metros de altura com risco de queda. Ou seja, a lei estabelece que mesmo em pequenos reparos cotidianos sejam solicitados profissionais devidamente capacitados para realização de tais.

Quem regulamenta esta modalidade de atuação é a NR35, uma norma que define os requisitos mínimos e regulariza as medidas de proteção para um ofício em altura seguro. Mas respondendo a pergunta inicial: Quando o trabalho é considerado em altura, quem pode fazer? E a resposta é: Todo colaborador devidamente treinado e aprovado nos conteúdos obrigatórios da NR35. Alguns destes conteúdos envolvem temas como equipamentos de proteção individuais  para trabalho em altura, condutas em situações de emergência, análise de riscos, entre outros.

Dentro disso, e segundo a NR35, a empresa que deseja ter funcionários habilitados para trabalho em altura deve:

1) Assegurar  a realização  da Análise de    Risco – AR e, quando  aplicável, a emissão da  Permissão de Trabalho – PT;

2) Assegurar a realização de avaliação prévia das condições no local do trabalho em altura, pelo estudo, planejamento e implementação das ações e das medidas complementares de segurança aplicáveis;

3) Garantir aos trabalhadores informações atualizadas sobre os riscos e as medidas de controle;

4) Garantir  que qualquer  trabalho em altura  só se inicie depois  de adotadas as medidas  de proteção definidas nesta Norma;

5) Assegurar  que todo trabalho  em altura seja realizado  sob supervisão, cuja forma  será definida pela análise de riscos de acordo com as peculiaridades da atividade.

Para saber mais clique aqui a acesse a norma na íntegra ou simplifique e fique sempre atualizado com as normas, deixando sua equipe mais segura com os treinamentos Acesq. Aguardamos seu contato! 

http://www.ccb.usp.br/arquivos/arqpessoal/1360237763_nr35trabalhoemaltura.pdf 

ver todos os eventos