Ergonomia e prevenção de doenças no trabalho.

4 de outubro de 2019

Com a expansão de determinados segmentos e o desenvolvimento de novas funções atreladas à tecnologia e comunicação, novos problemas também apareceram e entre eles o surgimento de diversos problemas relacionados à saúde.

Horas de trabalho em um ambiente não ergonômico acarretam em diversos fatores extremamente nocivos que podem ser evitados. Visto isso a Acesq dá algumas dicas de como minimizar este tipo de dano entre sua equipe, tornando o ambiente de trabalho mais seguro, confortável e saudável.

Segundo o Aulete, ergonomia é o “Estudo das relações entre o homem e a máquina, visando melhorar as condições de trabalho e o consequente aumento da produtividade.”

O mau relacionamento entre corpo e trabalho além de prolongar a sensação de cansaço e esgotamento é responsável também pelo surgimento de doenças como a DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (Lesão por Esforço Repetitivo) por exemplo, por isso é sempre bom lembrar:

– Evite passar grandes períodos de tempo com as pernas cruzadas, pois assim você distribui irregularmente o peso entre elas e o quadril;

– Prefira posições onde as pernas ficam levemente afastadas, seguindo como referência a linha do quadril;

– Mantenha os ombros para trás, assim você não tenciona o pescoço, evitando dores e tensões;

– Nos momentos de digitação, o cuidado ao punho deve ser primordial. Deixe-os alinhados em um ângulo reto ao braço, evitando ficar horas a fio com eles inclinados ou tortos;

– Alongue sempre o punho e antebraço, repetindo os exercícios durante o dia;

– Mantenha os objetos de necessidade constante próximo das mãos, desta forma você evita o deslocamento repentino e inadequado dos braços e pescoço. O correto ao virar-se é levar o tronco todo consigo em um único movimento.

– Descanse sua visão! Para cada 20 minutos olhando para tela, é recomendado cerca de 20 segundos olhando para qualquer outro espaço. Os olhos também são grandes prejudicados com jornadas desconfortáveis de trabalho!

– Por fim, incentive seus colaboradores. A educação é a base de toda mudança significativa. Instrua e inspire sua equipe, invista em dados, palestras, ginásticas laborais e atividades diferenciadas. Quando sua equipe entender e sentir a diferença de um ambiente de trabalho ergonômico, a continuidade deste pensamento é proliferado e enraizado naturalmente.

Investir em ergonomia aumenta a produtividade, reduz ausências e comunica aos seus colaboradores a importância que a saúde e o trabalho deles têm para toda a organização.

Oferecer um espaço ergonômico é um dever obrigatório previsto em lei. Acredite no poder do hábito e instale essa cultura no modo de trabalho da sua equipe.  Ao precisar de auxílio ou assessoria nesta transição conte com os profissionais especializados e conhecimentos atualizados da Acesq e transforme o cotidiano do seu time.  Aplique as dicas, continue acompanhando nosso blog e bom trabalho! 

ver todos os eventos