Avaliação e inspeção em obras de engenharia

23 de fevereiro de 2021

Esta parte da engenharia é a ciência que subsidia a tomada de decisão a respeito de valores, custos ou direitos e é empregada em uma variedade de situações, tanto no âmbito judicial como extrajudicial atendendo diversos agentes do mercado imobiliário (imobiliárias, bancos de crédito imobiliário, compradores ou vendedores de imóveis), companhias de seguros, poder judiciário, fundos de pensão, incorporadores, construtores, investidores e órgãos de governo (prefeituras, secretarias, autarquias e etc…).
Segundo a Norma ABNT 14653, a avaliação de um bem consiste na “análise técnica, realizada por engenheiro de avaliações (engenheiros, arquitetos ou agrônomos), para identificar o valor de um bem, determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data”.
As normas avaliativas (ABNT e IBAPE) fornecem diretrizes, consolidam conceitos, métodos e procedimentos gerais para realização de avaliações de bens e exigem a necessidade de estudos científicos de mercado, aplicação de metodologias e ferramentas estatísticas específicas nos quais são imprescindíveis para obtermos um grau de fundamentação e de precisão dos resultados, dando transparência às conclusões obtidas.
Os serviços abrangidos pela Engenharia de Avaliações iniciam-se pela determinação de valores para compra e venda, locações, fusões e aquisições, reavaliações de ativo, regulação de sinistros e chegam às análises econômico-financeiras de bens intangíveis, marcas, patentes, cobrindo os imóveis urbanos e rurais, complexos industriais, jazidas, máquinas, equipamentos e instalações.
O resultado final do trabalho avaliativo dá-se pela emissão de Laudo Técnico e sua respectiva ART (ou RRT) apresentado de forma precisa e conclusiva, fundamentando a avaliação dentro da boa técnica, do bom senso e da boa ética profissional com competência exclusiva dos profissionais legalmente habilitados pelos Conselhos de Engenharia e Agronomia e de Arquitetura e Urbanismo em conformidade com a Lei Federal nº 5.194/66.

Fontes: http://ibape-nacional.com.br/site/wp-content/uploads/2013/06/avaliacoes-oquee-e-como-contratar.pdf  e http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=0&Cod=193 acessados em 16/02/2021.

Precisando de um Laudo de Avaliação Imobiliária? Entre em contato com ACESQ e formaremos uma forte e produtiva parceria.

Veja todos os Posts